Arapongas promove ações de combate à violência contra idosos e reforça serviços integrados

Compartilhe em suas mídias:

Na quinta-feira (15), foi lançada em Arapongas a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data, que marcou a passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, foi escolhida para o início das ações pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Tia Su, do Jardim Petrópolis, reunindo diversas autoridades, entre elas a secretária da Assistência Social (Semas), Terezinha Canassa, o vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani, o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, vereadora Meyre Farias, além da promotora de Justiça Leda Barbosa Lorejan – que ministrou uma palestra sobre “A violência contra a pessoa idosa”, explanando questões pertinentes ao tema, como as práticas de violência (física,  psicológica,  econômica) e a importância das denúncias para as medidas cabíveis nesses casos. “A sociedade não pode se calar e deve denunciar qualquer tipo de abuso e violência contra a pessoa idosa”, salientou Leda Lorejan.
A secretária da pasta, Canassa, ressaltou o fortalecimento das frentes municipais voltadas aos idosos. “Temos desenvolvido ações e promovido atividades que envolvam nossos idosos, garantindo qualidade de vida e atendimentos especializados. O cuidado com a terceira idade deve ser constante. E queremos sempre avançar neste aspecto, não apenas através da Semas, mas também somando esforços com as demais secretarias e com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso”, salientou. 
Participaram também do lançamento da campanha alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), idosos atendidos pelos serviços socioassistenciais e comunidade em geral. 
INTEGRAÇÃO
Ainda ontem (15), no período da tarde, uma reunião foi realizada na Secretaria de Saúde, com a presença do secretário Moacir Paludetto Jr, secretária da Semas, Terezinha Canassa, secretário de Esporte, Altair Sartori e vereadores da base aliada. Em pauta, foram tratados assuntos como a promoção de saúde dos idosos.
VOCÊ SABIA?
Há muitas formas de violência contra a pessoa idosa. Entre os exemplos estão: abandono, negligência, violência autoinfligida ou autonegligência, violência financeira ou material, violência física, violência sexual e violência psicológica.
DENUNCIE: Disque 100 (Direitos Humanos) / 181 (Disque Denúncia do Paraná) / 0800-41-0001 (Disque Idoso).

Compartilhe em suas mídias:
Você se interessa por esta matéria também?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore