Você já teve sangramento no nariz? Sabe porque isso acontece e o que fazer para controlar este sangramento? Neste episódio a otorrinolaringologista Dra. Tatiana Abdo, dará mais informações sobre o assunto.
O sangramento no nariz é um problema muito comum e que, normalmente, piora quando o clima está mais seco e nas estações mais frias, como o inverno.
O nariz é uma região do nosso corpo que possui uma grande variedade de vasos que ficam mais expostos, então, qualquer pequeno machucado em algum desses vasos, pode ocorrer o sangramento.
Na maioria das vezes, o sangramento tem origem na parte da frente do nariz e é fácil de ser controlado. No entanto, pode ocorrer sangramentos posteriores, onde ficam os vasos mais calibrosos, que transportam sangue vindos dos tecidos para o coração. Apesar de ser uma situação menos comum, ele é mais grave e a pessoa precisa de atendimento de urgência.
O que fazer em casos de sangramento no nariz?
- Manter a pessoa calma
- Realizar a compressão do nariz usando dois dedos, em forma de pinça.
- Incline a cabeça para frente, para evitar que o sangue escorra para a garganta e a pessoa se engasgue.
- Coloque uma bolsa de gelo no nariz e observe a evolução.
Se o sangramento no nariz persistir ou se apresentar grande volume de sangue, é ideal levar a pessoa até um pronto-socorro para avaliação médica imediata.
O que causa o sangramento no nariz?
- Clima seco, pois causa ressecamento da mucosa nasal, por isso o sangramento se torna mais comum nos meses de inverno;
- Inflamações nasais, como rinite, sinusite e resfriados;
- Manipulação, é o ato de cutucar ou coçar o nariz pela parte de dentro, sangramentos dessa natureza são bem comuns em crianças;
- Traumas;
- Uso de medicamentos, como anticoagulantes que servem para impedir a formação de coágulos no sangue;
- Tumores;
- Desvio de septo;
- Pressão alta não controlada.
Como evitar?
Por ser muito frequente no inverno e em climas secos, é recomendado lavar o nariz com uma solução salina, é uma espécie de soro fisiológico nasal, que pode ser utilizado com seringas, sprays ou até mesmo algumas garrafas.
Mesmo se tiver sangramentos com frequência, você deve procurar o médico para uma avaliação correta, de preferência um otorrinolaringologista.
Fonte: Brasil 61