Nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Educação deu sequência nas atividades da Semana Pedagógica com os professores. As ações antecedem o retorno das aulas remotas marcado para a próxima segunda-feira, 22. Na oportunidade, foi a vez dos professores da Educação Infantil IV e V acompanharem atividades pedagógicas online e palestras – domicílio estudo. A palestra ocorrida pela manhã tratou do tema: “Os impactos do isolamento social no desenvolvimento infantil, ofertado pela Editora Universo. Na parte da tarde foi o tema: “ Práticas pedagógicas no ensino da Educação Infantil” – através do recurso zoom. Em ambas, houve a participação de mais de 130 professores. Conforme a diretora da Educação Infantil, Carla Tatiane Domingos da Costa, o envolvimento dos professores conectados em busca do melhor desenvolvimento dos alunos é muito importante. “ O dia foi marcado pelas capacitações, com as palestras online nos dois canais de comunicação. É fundamental essa conexão, justamente em um período ainda atípico que temos vivido. A educação é essencial, e por isso, temos que faze-la dar certo, para nós e para os nossos alunos. Os profissionais tecem elogios à Secretaria de Educação por aprimorar esse momento de troca de experiências, entre os profissionais da Educação”, afirma. Entre as mensagens dos professores estão: “ Parabéns pela escolha do tema, escolha da palestrante. Nos fez resgatar vários estudos antigos com embasamentos atuais. A palestrante é ótima”, diz uma das mensagens.

Ainda nesta tarde, 19, os professores do 1º ao 5º ano (robótica, interdisciplinar, Educação Física, readaptados, oficinas, supervisores e diretores) também participam de palestras online, com o tema: “ Educação do futuro: O ensino retomo – atividades brincadeiras, integração, família escola, bem-estar físico, mental e emocional”.

Retorno – De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o retorno das aulas para os alunos das escolas municipais de Arapongas está previsto para o dia 22 de fevereiro. As aulas permanecerão de maneira remota, com a execução das tarefas escolares por meio do Kit de Atividades Dirigidas – atividades pedagógicas com lições e orientações complementares para que os alunos pratiquem em casa. Alunos e pais terão o suporte dos professores, por mensagens ou vídeos. A previsão é de que a partir do próximo mês, será feita uma reavaliação para adequações ao modelo híbrido – com parte da mesma classe com aula nas escolas, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, e a outra parte realizando as atividades em casa. Momento esse em que as instituições de Ensino estarão devidamente preparadas para receber os alunos.