Presos tentam fugir da cadeia de Arapongas

Presos tentam fugir da cadeia de Arapongas

5 de novembro de 2019 Off Por admin

Três presos tentaram escapar na madrugada de domingo (3), da cadeia de Arapongas. Segundo informações da Polícia Militar (PM), um agente carcerário que estava no plantão visualizou pelas câmeras de monitoramento que os presos cerraram as grades e já estavam tentando fugir pelo solário. A PM foi acionada imediatamente e conseguiu impedir a fuga. 

Em maio deste ano, seis presos conseguiram escapar da cadeia. Os presos escaparam por um buraco na grade do solário. As várias fugas e tentativas prejudicam ainda mais a estrutura precária da cadeia que opera muito acima da capacidade. Em oito de outubro, a Drª Renata Fantin, juíza da 2ª Vara Criminal de Arapongas, revogou a prisão temporária das 53 pessoas que foram presas durante a Operação Renovação, realizada no dia 13 de setembro. 

A decisão foi tomada por causa da impossibilidade de remanejamento dos presos para outras cadeias do Estado. Na decisão, a juíza informou que a situação da cadeia é “lastimável, calamitosa e superlotada”. 

Para solucionar o problema da superlotação e retirar a cadeia da região central, será construído um Centro de Detenção Provisória (CDP). A nova unidade destinada a atender presos que ainda não foram julgados, terá 1.460 m² de área construída e deverá abrigar 136 detentos.