A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem promovido ações com foco no combate ao Cyberbullying, nome dado ao bullying praticado no ambiente virtual. No último dia (26) o encontro foi com jovens da comunidade. A oportunidade contou também com o apoio da Casa do Bom Menino de Arapongas. De forma interativa, professores e outros profissionais da área realizaram dinâmicas, rodas de conversa e debates sobre o mundo cibernético no cotidiano. Estiveram presentes a secretária de Semas, Terezinha Canassa e a presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Clarissa Bergonci, que também é psicóloga e uma das coordenadoras Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância. “A integração de serviços faz com que estejamos atentos à formação humana, com ações que unem os profissionais e também a comunidade. Neste sentido, é importante que os jovens tenham consciência de que liberdade é a escolha pelo bem”, falou Bergonci.
Nesta quinta-feira (27) profissionais da Assistência Social e Educação, além de outros especialistas acompanharam uma capacitação com a profissional Rafaela Dumont Negrelli. A oportunidade envolveu os atores do Sistema de Garantia de Direitos das crianças e dos adolescentes. “É importante que estejamos atentos sobre essa prática violenta que afeta o desenvolvimento dos jovens e de outros grupos. Como identificar e como atuar nesses casos. Por isso, essas capacitações vêm para somar com os serviços municipais, sobretudo, os que atuam diretamente com as nossas crianças e adolescentes”, falou a secretária da pasta, Terezinha Canassa.
NOVA AGENDA
Na próxima segunda-feira, 31, será feita uma apresentação teatral com a temática “Cyberbullyng”, no Cine Teatro Mauá. De maneira lúdica, serão abordadas questões prevenção e combate.