O ensino fundamental de Apucarana nos anos iniciais está entre os melhores do Estado. A nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente à edição de 2019 alcançou 7,6, colocando as escolas municipais em primeiro lugar no ranking entre os municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes.  

O  estado tem 22 municípios com mais de 100 mil habitantes. O desempenho de Apucarana ficou à frente de municípios como Maringá, que tem nota 7,2 e ficou em segundo no ranking, Foz do Iguaçu (7,1) e Londrina (6,8).

 A secretária de educação de Apucarana, Marli Fernandes, acompanhou a transmissão ao vivo da coletiva de imprensa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e comemorou o feito dos estudantes da rede municipal de Apucarana. “Os nossos alunos conseguiram superar em 1,3 pontos a meta projetada, que era de 6,3. A nota deles também subiu de 7,5 na edição anterior (2017) para 7,6 na atual edição (2019),” detalhou.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação escolar (obtida por meio do Censo Escolar) e a média de desempenho dos estudantes na Prova Brasil (aplicada no 5º ano do ensino fundamental) ou no Saeb (aplicado no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio). O estudo do Inep é feito a cada dois anos no Brasil.

O prefeito Junior da Femac destacou a conquista. “Esta nota é resultado do trabalho feito com amor e seriedade na educação de Apucarana. Isso inclui o uniforme escolar, material escolar, material didático, investimento nos prédios escolares, recursos áudio-visuais, equipamentos de tecnologia e inclusão digital. Tudo tem a ver com o aprendizado”, avaliou Junior.

O prefeito também diz que os diretores, coordenadores e professores fazem acontecer essa educação de qualidade, com muito esforço e dedicação com as crianças. “Também faço questão de agradecer esse resultado às nossas merendeiras e zeladoras, além dos pais e mães de alunos que confiam e são parceiros das escolas, incluindo aqueles que compõem as APMF´s e conselhos escolares”, acrescenta Junior da Femac.       

 PARANÁ – A média alcançada pelos estudantes paranaenses na atual edição do Ideb ficou em 6,5, para os anos iniciais do ensino fundamental. O estado superou em 0,1 pontos a meta projetada para 2019, que era de 6,4.