Finalmente a BR 369 deve deixar  a área central da cidade

Finalmente a BR 369 deve deixar a área central da cidade

12 de setembro de 2019 Off Por admin

Depois de mais de 30 anos de discussões e pedidos dos moradores dos bairros da região da Paróquia Santo Antônio que realizaram inúmeras reuniões para solicitar a retirada da R 369 do seio da avenida Maracanã, (na verdade é o contrário) a “coisa” ao que tudo indica irá acontecer.

Muitas e muitas reuniões dos antigos presidentes de bairros foram realizadas nos salões da Paróquia Santo Antônio onde se discutia a retirada da rodovia da área central da cidade, porque com o aumento do fluxo de veículos, os pedestres que iam para o trabalho, igreja, escola e centro da cidade estavam correndo risco de serem atropelados. E os casos aconteciam quase que seguidamente. Mas ao longo dos anos, nem os administradores municipais e nem os governadores que passaram pelo Estado deram alguma importância para o problema e permaneciam inerentes aos pedidos do povo dos bairros das imediações. Para refrescar a memória, quando a luta dos moradores da região da Igreja Santo Antônio começou, o pároco era o Frei Ambrôsio e não havia bairros como o Ulysses Guimarães e Santo Antônio.

Naquela época, os moradores já apontavam para as autoridades, o crescimento da cidade naquela região e que a não mudança da rodovia, seria um verdadeiro problema no futuro, como está sendo. Mas a falta de visão dos prefeitos anteriores e também a falta de representatividade política, o enfraquecimento das Associações de Bairros que  estavam sendo menos ouvidas, fez com que muitos deixassem de continuar pleiteando  aquela solicitação de mudança de via.

O prefeito Sérgio Onofre, ao assumir a prefeitura, foi um dos primeiros pedidos que ele fez ao governador Beto Richa, porque ele também era daquela região e sabia desta luta do pessoal da zona leste da cidade. Entreveros entre Viapar. Governo do Estado e proprietários de terrenos fez com que o problema se arrastasse ao longo dos últimos quatro anos do governo Beto Richa, mas que com a eleição de Ratinho Júnior, o caso foi retomado e ao que tudo indica deve começar as obras já este ano.

Méritos do prefeito Sérgio Onofre que lutou até o último minuto para que isso acontecesse  e também do governador Ratinho Júnior que está possibilitando realizar um pedido de milhares de moradores. Isso demonstra que ambos tem visão futura acerca de um município que está crescendo a olhos vistos e que necessita se modernizar para acompanhar a evolução. 

Mas não foi apenas o pessoal da área da Paróquia Santo Antônio que lutou para que o leito da BR 369  deixasse  a área central da cidade, mas o pessoal da Simbal, irmanados com outras indústrias também tiveram sua luta ao longo dos anos, pois ali  havia se tornado o “palco da morte”. Quantas pessoas não faleceram, a maioria trabalhadores no trecho da antiga Mercedes até as proximidades dos viaduto da PR 444 na BR 369. Reuniões e reuniões foram feitas e nunca houve a preocupação de uma medida decisiva, apenas soluções transitórias que acabavam em nada. Entretanto parece que está luta está chegando ao fim.