Implantada no currículo da Rede Municipal de Ensino em maio de 2018, no decorrer das aulas presenciais, a Robótica tornou-se uma das disciplinas preferidas dos estudantes, com inovações tecnológicas que buscam o desenvolvimento no aprendizado. Desde então muitas conquistam foram alcançadas através robótica, entre elas, o desenvolvimento de projetos, trabalhos de conscientização de trânsito, capacitação de professores, entre outros. A mais recente aconteceu nesta quarta-feira, 12, com a entrega oficial do 1º Laboratório de Robótica, sediada na Escola Municipal Professora Nereide Souza Camargo, no Conjunto Centauro. Em breve solenidade, seguindo os protocolos de saúde, o prefeito Sérgio Onofre, conheceu o novo espaço. “ Esse é o resultado de esforços da Secretaria de Educação, junto a cada profissional envolvido, além da contribuição dos pais e dos alunos. O laboratório de robótica deu uma nova cara para a Escola Nereide. É importante estarmos sempre comprometidos com as nossas funções, para que boas ideias saiam do papel e se tornem realidade. Muito mais será feito pela educação”, disse. Onofre ainda mencionou que pretende trazer para as escolas municipais novos métodos interativos e modernos para melhor interação entre alunos e professores.

Um dos primeiros que apresentou o projeto de Robótica Educacional, foi o vereador Márcio Nickenig, que também esteve presente durante a entrega do novo laboratório. “ Para nós é uma imensa alegria, vermos a cada etapa a robótica se fortalecer ainda mais em Arapongas. Fica agora a expectativa para a retomada dessas atividades, assim que for possível a volta às aulas presenciais”, disse.

A Robótica integra a grade curricular das 24 Escolas Municipais, atendendo 6 mil alunos. Acompanharam também o evento, a diretora da Escola Municipal Nereide, Adriana Lux Carneiro, representando os pais da comunidade escolar, Caroline Fachin e Ana Carolina Hollandini. A instalação do novo laboratório de Robótica contou com a contribuição dos pais de alunos.