Com a revitalização total da Praça Júlio Junqueira – conhecida por Praça Mauá, o novo espaço vai receber também um reforço na área da segurança. Trata-se da instalação da Corregedoria da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) e também da Central de Monitoramento Municipal, no local onde anteriormente abrigava o EMA – Espaço Municipal de Artes. Conforme o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, as novas instalações já vêm sendo efetuadas no decorrer desta semana. “ Dentro de 15 dias as instalações totais já estarão concluídas. Porém, neste período de ajustes finais, equipes da GMA estarão no local 24 horas por dia, fazendo todo o monitoramento. Com a instalação definitiva, teremos os nossos vigilantes municipais atuando no local, além da presença da GM, incluindo o corregedor. Essa inciativa trará mais sensação de segurança para a população”, disse.

O prefeito Sérgio Onofre, reforça que a presença constante da GM, além dos vigilantes municipais na reformulada Praça Mauá, garante a segurança e bem-estar da população. “ A instalação da corregedoria da GM e também a Central de Monitoramento reforçam as melhorias executadas na Praça Mauá. Considerada um cartão postal de Arapongas, além de ser no coração da cidade merece ser cuidada não só pela administração, mas também por cada cidadão. A presença da Guarda Municipal e vigilantes traz segurança, onde as famílias poderão voltar a ter momentos de lazer”, garante.

Integram atualmente o Centro de Monitoramento Municipal 71 vigilantes – funcionários de carreira que prestam este serviço, executado através de recursos próprios – desenvolvendo ações na própria central, além de rondas e permanência fixa em determinados locais. Arapongas conta com 147 prédios próprios, entre eles, Paço Municipal, Academias ao Ar Livre, Praças, Escolas, Centros Municipais de Educação Infatil (CMEI’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Todos recebem vistorias diariamente. Já a GMA conta com um efetivo de 82 profissionais.