Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, 03, através do Controle de Endemias, Arapongas chega a 372 casos positivos de dengue – sendo 282 autóctones e 90 importados. Ao todo são 1.138 notificações, sendo 103 em investigação e 663 resultados negativos. Na semana anterior, os casos positivos registravam 340. “Mantemos nossas ações de bloqueios, com a aplicação da UBV costal, nas regiões com maior número de notificações. O inseticida elimina os criadouros em um raio de 300 mts – cerca de nove quarteirões. Além das orientações e cuidados que cada cidadão deve ter. Com esses serviços notamos uma queda nos casos em investigação. Na semana passada, registrávamos 143 e agora 103. Seguimos na luta de combate e prevenção da dengue, que também pode matar. Contamos com a colaboração de todos, constantemente”, diz o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

Sesa

Dengue tem queda no número de notificações

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o Informe Dengue nº 40 ontem (2), com dados da doença. O período de monitoramento da dengue tem início em julho e pela curva epidêmica, a partir do mês atual, a tendência é de queda de casos. Por esse motivo, desde o último boletim publicado, em 19 de maio, a periodicidade do documento voltará a ser quinzenal, como já ocorreu em anos anteriores.

O total de casos confirmados de dengue é de cerca de 199 mil, referente ao período epidemiológico iniciado em 28 de julho de 2019 até o sábado, 30 de maio. Foram incluídos 18.650 novos casos entre o último boletim e o divulgado hoje, com uma diferença, portanto de 15 dias desde a última publicação. Há casos em 343 municípios do Paraná, sendo que 237 estão em epidemia.

Após a notificação de cada caso, as equipes de vigilância epidemiológica dos municípios desenvolvem a investigação da situação. Os casos novos entraram na contabilização de confirmações também das semanas anteriores.

FONTE: http://www.saude.pr.gov.br/