Apucarana vai sediar 1º Congresso Paranaense de Síndrome de Down

Compartilhe em suas mídias:

Com a participação de palestrantes que são referência nacional nesta área, Apucarana sediará nos dias 22, 23 e 24 de novembro o 1º Congresso Paranaense de Síndrome de Down. O evento deverá reunir cerca de 300 participantes de todo o Paraná, entre pessoas com Síndrome de Down e familiares, além de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.

A promoção é da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), em parceria com a Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Associação Download de Apoio à Síndrome de Down (Download) e Prefeitura de Apucarana. Detalhes do evento foram discutidos nesta segunda-feira (01/07) entre o prefeito Junior da Femac e Liana Lopes Bassi, presidente da FEPASD e diretora técnico-científica da Associação Download.

O evento acontecerá em vários espaços, como na UTFPR e na Praça 28 de Janeiro. “Haverá diversos momentos, tanto de formação quanto de socialização, em que os participantes estarão debatendo, conversando, vivenciando e trocando experiências. É um orgulho para Apucarana sediar esse primeiro congresso, pois vem ao encontro de tudo o que estamos fazendo na área da inclusão”, afirma Junior da Femac.

Junior da Femac reitera que em Apucarana a inclusão ocorre na prática, com ações concretas. “Entre as iniciativas está o ensino de Libras nas escolas municipais e o apoio com a destinação de recursos para entidades como a Download e a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMAA). Apucarana já é conhecida pelo acolhimento e agora também uma das marcas que as pessoas já identificam é como sendo a cidade da inclusão”, pontua Junior da Femac.

O tema do congresso, que também contará com representantes das nove associações existentes no Estado e que são filiadas à FEPASD, será “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?”. O congresso terá palestrantes que são referência no Brasil em inclusão e Síndrome de Down. “Já estão confirmadas palestras com a Ana Cláudia Brandão, do Hospital Albert Einstein, que hoje é uma das maiores autoridades de Síndrome de Down do Brasil e de Meire Cavalcante, doutora em Educação Inclusiva pela Unicamp”, anuncia a Liana Lopes Bassi, presidente da FEPASD.

O evento contará com a apresentação de artigos científicos e diversos espaços como a “praça da inclusão”, estande com orientações sobre os direitos das pessoas com Síndrome de Down e passeio com jardineira. “Além dos profissionais que atuam na rede de atendimento, o congresso também vai reunir pessoas com Síndrome de Down e familiares, promovendo o acesso ao conhecimento e sobre os avanços já alcançados. Em todas as palestras, haverá depoimentos de pessoas com Síndrome de Down, falando da sua vida, das coisas que elas fazem, dos seus projetos e das suas conquistas”, afirma Liana, acrescentando que o evento de Apucarana é preparatório aos congressos brasileiro e iberoamericano, que acontecerão no ano que vem em Campinas (SP).

Compartilhe em suas mídias:
Você se interessa por esta matéria também?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore