Apucarana já fez 1.500 coletas de resíduos têxteis

Compartilhe em suas mídias:

Após 20 dias de implantação do serviço de coleta gratuita de resíduos têxteis, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, já contabiliza 1.500 atendimentos em facções e empresas de pequeno e médio porte. As solicitações de coleta devem ser feitas via aplicativo do WhatsApp, com mensagem para o número 999670419.

O prefeito Junior da Femac avalia que o serviço está funcionando satisfatoriamente. “Trata-se de um trabalho de apoio ao nosso pólo de vestuário e confecções, garantindo o descarte correto destes resíduos e, ao mesmo tempo, evitando despejos irregulares que comprometem o nosso meio ambiente”, comenta o prefeito.

O trabalho está sendo executado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30, por operários da Secretaria de Serviços Urbanos, utilizando caminhões da prefeitura. “Para garantir o recolhimento dos resíduos, as empresas devem acondicionar os resíduos de forma adequada, colocando o recipiente defronte ao estabelecimento’, alerta o secretário Mauro Toshio Kitano. Ele acrescenta que a quantidade máxima, por facção, é de 50 quilos por semana.

A partir da coleta, o material terá a destinação ambiental correta por parte do município. Uma iniciativa da prefeitura, o serviço conta com apoio do setor produtivo, com destaque ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) e Arranjo Produtivo do Boné (APL Boné).

Junior da Femac assinala que a iniciativa foi da prefeitura, após discutir o problema de descartes irregulares com o Sivale e o APL de Bonés. A presidente do Sivale, Bete Ardigo, avalia que a coleta vem funcionando de forma adequada. “Todas facções e empresas de pequeno porte do segmento de vestuário devem respeitar as regras e contribuir para a coleta e descarte adequado dos resíduos”, insiste a empresária.

O prefeito explica que a coleta de resíduos têxteis estão sendo recolhidos a partir da solicitação das empresas. As sobras de tecidos e resíduos de serigrafia devem estar separados em sacos plásticos devidamente identificados, visando contribuir para a destinação ambiental correta.

Compartilhe em suas mídias:
Você se interessa por esta matéria também?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore