Apucarana encerra campanha de ativismo com eleição de novos membros do Conselho dos Direitos da Mulher

Compartilhe em suas mídias:

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Apucarana (CMDM) promoveu nesta quarta-feira (13/12), na Sala das Cerejeiras, junto ao quarto andar do Centro Cultural Fênix, reunião ampliada para eleição das organizações da sociedade civil com representatividade para o biênio 2023-2025. Após leitura e aprovação do regimento interno, foram eleitas a União de Mutuários e Moradores de Apucarana e Região (UMMAR), Rede de Economia Solidária, APP/Sindicato, NERG – UNESPAR Campus de Apucarana, Coletivo de Mulheres Negras, Centro para o Resgate a Vida Esperança (CEPES), Centro de Ensino Superior de Apucarana (CESUAP – FAP), Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana (ASR), UTFPR – Campus Apucarana e Marcha Mundial das Mulheres (MMM).

O momento também contou com palestra magna com o tema “Fortalecimento do sistema de governança de garantia de direitos da mulher”, proferida através de videoconferência pela diretora-geral da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi-PR), Mariana Néris.

Segundo destacou Denise Canesin, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) e presidente do CMDM, a agenda marcou ainda o encerramento das ações locais da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. “Fechamos a campanha de forma exitosa, com grande participação social. Palestras, distribuição de material informativo e preventivo, além de divulgações importantes de conscientização através das mídias sociais da prefeitura e veículos de comunicação”, afirmou Denise, frisando ainda ações da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM).

Ela enalteceu ainda a adesão da Câmara Municipal de Vereadores, sob a liderança do presidente Luciano Molina, que desenvolveu a Campanha do Laço Branco. “Uma atividade que envolve os homens no movimento de combate a todo tipo de violência contra a mulher”, pontuou, transmitindo às conselheiras municipais e membros da sociedade civil presentes, uma mensagem do prefeito Júnior da Femac. “O prefeito não pode estar conosco neste momento, mas certamente estará na posse dos novos membros eleitos. Ele pediu para reafirmar o compromisso da sua gestão com a manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas às mulheres de Apucarana”, disse a secretária e presidente do conselho, elencando algumas das principais conquistas recentes do conselho. “Uma delas é a criação do Plano Municipal dos Direitos da Mulher, em 2022, que contém o planejamento de todas as políticas públicas executadas e a serem executadas em Apucarana. Também promovemos repasses de recursos importantes para compor o Fundo Municipal e mantemos, através da prefeitura, programas relevantes de garantia de direitos e de promoção do fortalecimento e protagonismo feminino”, afirmou, agradecendo ao apoio de todos os membros do conselho, com menção de destaque à vice-presidente Paula Tissiany Carneiro, e a toda equipe da Semaf.  

Na abertura da palestra, a diretora-geral da Semipi-PR, Mariana Néris, parabenizou o trabalho executado em Apucarana em prol das mulheres. “Temos acompanhado ao longo de todo o ano e o Governo do Estado reafirma, através da Secretária Leandre Dal Ponte, a continuidade das ações de aproximação com os municípios, afinal, é nas cidades que as mulheres vivem e dão todo o seu potencial. Estamos juntos para o fortalecimento das políticas públicas de combate às violências e de toda a rede, bem como aperfeiçoamento dos espaços de gestão e governança”, acentuou a representante do Governo Estadual.

Compartilhe em suas mídias:
Você se interessa por esta matéria também?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore