Amepar e UEL farão parcerias para aprimorar gestão pública

Amepar e UEL farão parcerias para aprimorar gestão pública

29 de abril de 2019 0 Por admin

O prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, convidou a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para instalar um campus em Arapongas. “Gostaria que a UEL ampliasse ainda mais sua atuação na região. Doamos o terreno e oferecemos todo apoio necessário”, afirmou hoje de manhã durante a reunião da Amepar, realizada no salão dos Conselhos, na UEL. O evento teve como pauta principal apresentar aos prefeitos dos 22 municípios da Associação as ferramentas e possibilidades que a UEL oferece que podem ajudar os municípios nas mais variadas áreas da gestão pública.

Em Arapongas esta parceria já está trazendo frutos importantes. Sergio Onofre citou como exemplo o Plano Diretor que está sendo elaborado através de um convênio com a UEL e já está em fase final, devendo ser encaminhado para a Câmara em breve.  Muitos municípios da região estão com dificuldades para elaborar o documento e se não cumprirem o prazo poderão ser penalizados ficando sem receber recursos federais e estaduais. Por isso, uma das propostas da Amepar é que a universidade  dê suporte para estes municípios. O pedido já está sendo avaliado pela UEL.

Cambé é outro município da Amepar que vem utilizando com sucesso as ferramentas disponibilizadas pela Universidade. “Temos alguns convênios e a qualidade e eficiência das equipes da UEL são excelentes por isso eu recomendo aos colegas prefeitos que aproveitem a oportunidade de poder contar com o potencial da universidade”, ressaltou o prefeito de Cambé, Zé do Carmo.

O gerenciamento do lixo urbano; projetos na área de saúde e nas áreas de arquitetura e  engenharia, foram apenas algumas das possibilidades  citadas pela equipe da UEL aos prefeitos.  Durante a reunião a UEL apresentou como funciona FAUEL , responsável pelo gerenciamento dos convênios e parcerias da universidade; o trabalho do Hospital Universitário e da Clínica Odontológica.

O encontro contou também  com a presença dos prefeitos de Cafeara, Oscimar Sperandio, Centenário do Sul, Luiz Nicácio; de Guaraci, José Carlos Toloi; de Ibiporã, João Coloniezi;  de Jataizinho, Dirceu Pereira; de Lupionópolis, José Antônio Gerônimo; de Prado Ferreira, Silvio Damaceno e de Primeiro de Maio, Bruna Casanova. Londrina se fez representar pelo vice- prefeito, João Mendonça. O deputado estadual Tiago Amaral e a Deputada federal, Luiza Canziani também participaram da reunião. Os deputados federais Felipe Barros e Pedro Lupion, mandaram representantes.