Difícil atualizarmos porque assustadoramente os números CRESCEM tanto em contágio quanto em mortes. Já passamos de 21(vinte e uma) mortes em Arapongas e chegando a 1.000 (um mil) infectados. Ouso dizer se tivéssem exames em massa teríamos um número bem maior de infectados. Vários já disseram que enquanto não houvesse nomes nos mortos não estaríamos tão atentos. Mas não é verdade!

Há mais de 90 (noventa) dias protocolei na prefeitura uma indicação para a criação de um CONSELHO formado por todos os representantes da sociedade, médicos, enfermeiros, profissionais liberais, comerciantes, empresários, empregados, estudantes. Também nesse conselho fariam parte, membro das igrejas cristãs, e sociedades religiosas, e também Rotary, Lions, Maçonaria, e clubes de serviços.

Conversava eu com um jovem médico de Arapongas e me dizia que muitos jovens médicos (não de Arapongas) têm fugido de assumir plantões principalmente em razão das circunstâncias que ora vivemos.

Conversava eu com um socorrista de Arapongas e me dizia sobre a dificuldade em fazer a limpeza nos veículos que transportam os infectados em coronavírus. Comentava a falta de pessoas e o excesso de trabalho para os que estão trabalhando. Disse-me também que outros municípios estão contratando terceiros para fazerem escalas de plantão.

Tenho visto inúmeras notícias sobre a chegada de dinheiro tanto do Governo Federal quanto de emendas parlamentares. Porém, mesmo que Arapongas tenha seus signatários, ouvir a população é expressamente importante.

Vi casos diferenciados, como a cidade de Porto Feliz, em São Paulo, aonde seu gestor, médico, sugeriu a aquisição de ivermectina para toda a população. Remédio conhecido por matar os vermes e, segundo alguns especialistas, previnir o coronavírus. Mal garanto que não faz porque é sugerido a toda população se desverminar uma vez por ano.

As vacinas estão chegando?

A vacinação teve origem nos estudos da varíola bovina no século XVIII, e seu nome deriva do latim “vacca”. Embora grande parte desse estudo foi desenvolvido por mulheres (dentre elas Lady Mary Montagu), os créditos ficaram para Edward Jenner.

O governo do Paraná publicou a estimativa de gasto em R$100 milhões. Vamos torcer para que em breve não tenhamos mais mortes a esse respeito.

Agora não esqueçamos de outras doenças, como dengue e tudo mais que tem matado em grande escala em todo o Estado.

As drogas que matam!

Não é de hoje que venho falando sobre a preocupação das drogas em Arapongas. Quem já não teve problemas na família. Alguns até envolvendo doenças mais sérias. Outros internamentos.

Arapongas, em governos passados, adquiriu área rural para tratamento nesse sentido. Todavia, tenho acompanhado as publicações de gastos em Londrina para tratamento de drogaditos. Poderíamos deixar nas mãos de profissionais aqui de Arapongas que, abnegados, poderiam ajudar mais a população necessitada tendo ainda o carinho da família próxima.

Porém! Eu não tenho deixado de comentar sobre PONTOS DE DROGAS a céu aberto em ARAPONGAS. Falo especificamente de um que fica perto da linha do trem (ao lado do IBC) aonde os pequenos traficantes vendem ali seu produto a céu aberto e usam uma tampa de cimento para guardar seu material. EU VI. Não foi ninguém não.

Além disso, quase em frente utilizam de uma residência para fazerem depósito e tudo mais. Quem sabe algum dia lerão isso e tomarão providências!

Como vereador fui AUTOR DA CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL, e por obvio, em razão da minha autoria, o então prefeito, fez uma nova lei com o mesmo objetivo. Mas se trata de uma responsabilidade pública aonde todas as autoridades locais de segurança tem como ajudar. Polícia Civil como investigativa e mesmo a Polícia Militar como ostensiva.

A nossa guarda municipal merece todo nosso respeito (e mais do que prédio pintado) mas os cidadãos precisam de SEGURANÇA e creio que os políticos que pretendem ir para essa seara (fazendo alusão de ajudarem a segurança) deveriam nos ajudar a dar conselhos nesse sentido e verem aonde estão esses usuários buscando se alimentar desse miserável vício.

A vocês, meus (minhas) queridos(as) amigos(as)!

Embora tenha feito uma homenagem a todos meus amigos, em especial, lembrando meu saudoso e querido pai, trago FERNANDO PESSOA, com o poema, O AMIGO APRENDIZ:

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias…

Boa semana a todos!