O Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, visitou, na manhã desta quarta-feira, 24, as instalações da Central de Abastecimento de Merenda/Alimentação Escolar, localizada na Rua Lori, nº 25, no Parque Veneza. O local precisou passar por reforma após ter sido registrado um curto-circuito em uma câmara fria, que causou um incêndio apenas com danos materiais, no último dia 21 de julho.
Cita foi acompanhado de Cibele Recco Vendrametto de Araújo, nutricionista responsável técnica e gerente da Central, e por representantes da Secretaria de Educação.
“Após o incêndio, o setor recebeu uma reforma de todo o teto e parte elétrica, bem como toda a fiação e lâmpadas, além de piso adequado para alta rotatividade”, explica. “Foram feitas adequações de acessibilidade, como uma rampa de acesso ao depósito e uma extensão da rampa de recebimento dos produtos e carregamento dos caminhões para o abastecimento com hortifrútis e demais alimentos para todas as escolas e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis)”, detalha Cibele. “Recebeu, também, um complemento na cobertura de zinco para melhor utilização dos espaços em dias de chuva. E a calçada da frente foi toda refeita, assim como houve uma nova a pintura em todo setor”, relata. “Recebemos mais uma geladeira e um freezer para acondicionar carnes, frios e alguns hortifrútis que precisam de refrigeração e, futuramente receberemos uma mini câmara fria, que já está licitada”, comenta a gerente.
O Prefeito enalteceu “a qualidade do serviço aqui, que é elogiado pelo professor, cozinheiro, pai, mãe, criança, todo mundo! Se tem algo extremamente elogiado no município, é a merenda. Parabéns pelo serviço. E não é por mim, não. Parabéns por prestarem este excelente serviço para a população, principalmente”, frisou Rafael Cita.
ESTRUTURA
A Central de Abastecimento de Merenda/Alimentação Escolar distribui 100 toneladas de alimentos por mês – devidamente acondicionados, separados e etiquetados -, incluindo alimentos inclusivos, sem glúten, sem lactose e suplementação alimentar para crianças com menos de três anos – a 51 estabelecimentos do município (19 Escolas de Ensino Fundamental; 01 Escola Filantrópica – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; 5 Escolas de Ensino Fundamental Integral; 25 Cmeis e o Cursinho Municipal). São cerca de 35 mil refeições diárias; para os Cmeis, são ofertados quatro tipos de fruta por semana; para as Escolas de Fundamental, três tipos. A cada três meses, as próprias cozinheiras dos estabelecimentos de ensino fazem bolo para comemorar os aniversariantes do trimestre.
O local é utilizado para armazenar os produtos não perecíveis adquiridos através de licitação. O local possui dois depósitos de alimentos no mesmo barracão e um almoxarifado, minicozinha e banheiros, além de uma rampa de recebimento de verduras e frutas e um escritório administrativo. Para deslocamento e transporte, conta com um automóvel utilizado para visitas técnicas, um caminhão refrigerado advindo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e um caminhão terceirizado, com um motorista e um auxiliar cada.