A Receita Federal apreendeu 30 quilos de cabelo humano na manhã de segunda-feira (16) na Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu (PR à Cidade do Leste, no Paraguai, conhecida por grande volume de turismo de compras.
“Nessa van foi encontrado um fundo falso. Para nossa surpresa, ao invés de ter celulares, tablets, que normalmente são coisas que nós encontramos, havia ali cabelo humano natural”, explicou ao g1 o Daniel Messias Linck, auditor da Receita Federal.
Os cabelos estavam distribuídos em sacolas plásticas pretas. Duas câmeras fotográficas também foram apreendidas. Os itens não documentação de procedência, por isso foi dada voz de prisão ao motorista da van, um paraguaio de 60 anos.
A Receita Federal informou que ele foi encaminhado à Polícia Federal (PR) por ter valor de mercadorias sem procedência e sem declaração da entrada do Brasil, acima de R$ 20 mil.
No caso dos cabelos humanos, a importação é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para importar cabelo humano, é preciso cumprir as exigências sanitárias vigentes, conforme descritas no portal da agência.
Com informações do g1